segunda-feira, 28 de julho de 2014

Palco: Linda Mascarenhas

    


     Já a algum tempo eu era curiosa sobre a história da mulher que ajudou e lutou para que o teatro acontecesse aqui em Maceió. Escutava interessada as referências a ela como a "dama do teatro alagoano" e com a mesma inquietação ouvia sobre as homenagens a ela pela cidade, um espaço cultural que leva o seu nome  bem como o teatro desse espaço. O fato é que tudo se encaixou tão perfeitamente que a ETA me deu também a chance de conhecê-la.  
      Em maio deste ano dois festivais de teatro estavam acontecendo simultaneamente na cidade. O primeiro estava se atribui ao sesc, era o chamado Palco Giratório: Várias peças estavam rodando o país graças a esse projeto. Recebemos peças maravilhosas graças a ele. E o segundo pode se atribuir à própria Linda: Maio teatral. É que o aniversário da Linda, 14 de maio, agora é tido como o dia do teatro alagoano. E em comemoração a essa data, estava acontecendo o festival. Ô mês maravilhoso para essa estudante de teatro que vos fala... *_*
      Bom, a questão é que, durante essa efervescência do teatro no estado, surgiu a oportunidade de assistir a uma leitura dramatizada de um dos textos da Linda, Conflito íntimo, interpretado pelo grupo do qual Linda foi fundadora e presidente perpétua, a ATA, Associação Teatral das Alagoas (*_* o máximo, não é?). Assisti super emocionada porque eram as pessoas que um dia abriram os caminhos para que eu pudesse hoje estar estudando teatro sem precisar sair da minha terra. Um dos meus professores resolveu aproveitar o mês de maio (teatro alagoano, Linda, enfim...) para que nós conhecêssemos mais da dama do nosso teatro e por isso pediu que preparássemos um exercício cênico sobre ela. A turma foi dividida em três grupos para cumprir essa tarefa e o professor garantiu mais uma palestra sobre a Linda antes de apresentarmos. Eu estava adorando a chance de conhecê-la melhor.

  • LINDA MASCARENHAS
    Nasceu em 14 de maio de 1895 e foi professora, feminista, diretora, dramaturga (provavelmente ainda devo estar esquecendo de muita coisa) e estreou como atriz já em idade avançada, mas mesmo assim conquistou prêmios e reconhecimento, não só na sua terra, como em outros estados, como o Rio de Janeiro, por exemplo. Ajudou muitos atores iniciantes em uma época em que o teatro não costumava ser tão bem visto (ainda hoje há certo preconceito, não é mesmo? Imagine naquela época), tornando-se personalidade de valor inestimável para o desenvolvimento dessa arte em terras Alagoanas. Faleceu em 3 de julho de 1991 e continuou no palco até as vésperas de seus últimos dias.

  • MINHA PESQUISA
     Eu não concebo ator sem pesquisa. Ator tem que pesquisar, estudar, aprender o tempo inteiro. E, sendo assim, eu fui atrás de mais informações ainda sobre essa personalidade tão marcante que eu teria a honra de viver nos palcos (e só eu sei o quanto estava empolgada com isso... *_*). Esses dois livros, além da palestra assistida, me foram de grande ajuda:

  • Certas Paixões
    Linda - 50 anos de refletores (Joaquim Alves)
    : Esse livro é ótimo!! Me ajudou enormemente, porque tem entrevistas com ela, várias fotos, os textos que ela mesma escreveu, incluindo um autorretrato... Enfim, tudo o que eu queria! =D Só não consegui achar imagem dele... (Acreditem se conseguirem, mas admito que sou meio burra no que se trata dos truques da web)
  • O teatro e Linda Mascarenhas (Ronaldo de Andrade e Izabel Brandão):

     Bom, desse eu consegui a imagem... =P. Esse foi escrito por um participante do grupo fundado pela Linda e já mencionado aqui, a ATA. O participante em questão é o Ronaldo de Andrade. Vale muito a pena conferir ;)

  •             EXERCÍCIO CÊNICO: MASCARENHAS










       Texto: Jadir Pereira
       Figurino e iluminação: Emerson Alves de Lira

       Elenco:
       Louryne Simões - Linda Mascarenhas
       Valéria Kalazans - Ama
       Beatriz Lessa - Lizaveta
       Lucas Darlan - Dona Xêpa
       Bárbara Lustosa - Índia
       Ingrid Teixeira - Romana
       Jadir Pereira - Dionísio
       Manipuladores/Parcas - Hélder Lucas e Kadu Monteiro



     A experiência foi a melhor e a mais rica possível. Estávamos todos assustados, achando que não estávamos prontos e que não daríamos conta. De fato, ainda temos MUITO a melhorar e a aprender (E graças a Deus por isso né...), mas ficou tudo lindo assim mesmo *_*.
       Em breve, volto aqui pra registrar mais, porque graças a Deus ainda há o que ser registrado :D
     

Louryne Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário