domingo, 27 de julho de 2014

Palco: Fedra (O Amor de Fedra- Sarah Kane)

    Desde menina já sonhando com o teatro, minha mãe, então pesquisou se haveria na minha cidade alguma escola de teatro onde eu pudesse estudar; se ainda hoje o incentivo à cultura em Alagoas é pouco, na época era ainda pior, mas já existia o curso de teatro que se realizava no Espaço cultural da Universidade Federal de Alagoas. O problema era que para ingressar lá era necessário ter concluído o ensino médio e as aulas eram noturnas. Tive que esperar mais um pouco então... Depois veio a faculdade e o sonho do teatro ficou engavetado por mais um tempo. Até que esse ano eu me inscrevi para aquele curso, o qual, com o tempo se modificou: Hoje é o curso de Arte dramática da Escola Técnica de Artes- ETA.
     Para entrar, dois testes tinham que ser feitos: A primeira etapa consistia de um teste de interpretação, onde os candidatos deveriam escolher um texto dentre os disponibilizados pela escola para interpretar em janeiro desse ano (se não me engano no dia 5) para uma banca formada pelos professores da escola. A segunda etapa consistiria de um teste de expressão corporal. Trabalharíamos essa expressão em cima de uma música também disponibilizada pela escola e apresentaríamos também para uma banca.

     O Vídeo abaixo foi gravado um dia antes do teste com o objetivo de autoavaliação. Eu gosto de me assistir para me criticar, sabe... =P Consigo me trabalhar melhor assim, já que consigo perceber alguns "erros" de atuação, postura ou qualquer coisa do tipo. Algumas observações sobre o vídeo:

  • Estão faltando os segundos finais do vídeo; se não me engano a máquina havia descarregado -.-
  • Em alguns momentos a imagem embaça... Coisas da máquina também. Como disse, não estava preocupada com um vídeo perfeito, porque até então só eu o veria.
  • Não reparem na bagunça da casa. É uma bagunça artística vai.... kkkkkk. Mas, enfim, aqui também vale o argumento de que só eu mesma veria o vídeo.
  • A roupa e a maquiagem foram as mesmas usadas no dia seguinte para o teste propriamente dito, pois estava experimentando se tudo aquilo (figurino, maquiagem, penteado) funcionavam também.  É claro que o efeito no palco, com iluminação e tudo mais foi ainda melhor.
  • O texto de Sarah Kane é mais forte e pesado que o de Eurípides. Não indicaria esse vídeo para crianças unicamente por isso.
     A personagem é a Fedra, mas não a Fedra clássica, de Eurípides, e sim a de uma versão mais moderna escrita por Sarah Kane. Vejamos um pouco sobre ela:

  • FEDRA
  Na mitologia, Fedra é filha do rei Minos, rei de Creta, e de Pasifae, filha de Helio e mãe do Minotauro. Ela se casou com Teseu, rei de Atenas, A peripécia começa quando ela, por uma armada de Afrodite, acaba se apaixonando perdidamente pelo filho dele, Hipólito. A tragédia recai sobre os três personagens de forma catártica e ganhou várias versões, dentre elas a de Sarah Kane, cujo texto é mais moderno e mais pesado e é a que trabalhei neste vídeo. Repito, portanto, que não o recomendo para crianças.

    Ademais, espero que gostem... =)





    
    E eu vivi a Fedra por menos de 5 min e já tenho um carinho enorme por ela. Fico imaginando os atores que continuam um trabalho por meses e meses ou até anos.
     E para fechar o post com Beleza, vai essa pintura, que eu acabei de conhecer, da Fedra, por Alexandre Cabanel (que eu também não conhecia; me sentindo uma sem cultura agora). O quadro é lindíssimo e resume bem a primeira parte da tragédia.



Louryne Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário